O que é metro quadrado?

O metro quadrado é uma unidade de medida de área, muita utilizada na engenharia e construção civil. O cálculo do metro quadro pode ser necessário para diversos objetivos, por exemplo:

  • Área de parede, para quantidade tijolos e tinta;
  • Área do cômodo, para quantidade de piso ou como parte do cálculo de volume de argamassa para contrapiso;
  • Área de superfície de elementos estruturais, para quantidade de fôrma para concretagem;
  • Área de aberturas, para verificar a taxa de ventilação.

Como podemos ver, saber como calcular metro quadrado é de grande utilidade para a construção, independente do tamanho da obra. Agora veremos algumas situações práticas para aprender a calcular o metro quadrado.

Como calcular metro quadrado?

Visto que todos os softwares de engenharia possuem ferramentas para o cálculo da área, vamos focar em como calcular o metro quadrado apenas com informações obtidas em campo, como auxílio de régua ou trena.

Metro Quadrado de Parede

A parede é um dos elementos que mais precisam do cálculo de área, visto que a informação é utilizada para identificar a quantidade de tijolos, tinta e argamassa para assentamento, chapisco, emboço, reboco ou massa única, por exemplo.

Felizmente, é muito simples calcular sua metragem. Basta multiplicar seu comprimento, medido pela distância entre os pilares, pela sua altura. Lembre-se de descontar a altura da viga e a área de aberturas, como janelas e portas, e fazer as modificações necessárias de acordo com a altura dos revestimentos. E não se esqueça de multiplicar a área por 2 para considerar os revestimentos internos e externos.

Para paredes curvas, pode-se utilizar uma linha de nylon colocada sobre o alinhamento da parede e então medir a linha esticada.

Metro Quadrado de Cômodo

Para calcular a área do cômodo primeiro precisamos saber seu formato. Caso seja um ambiente retangular, basta multiplicar o comprimento pela largura e encontraremos sua área. Caso possua um formato irregular, mas com as paredes ainda alinhadas, basta dividir o cômodo em partes menores e somar as áreas.

Para formatos mais complexos precisamos fazer uso de outras fórmulas, como área do triângulo e do círculo. Porém, pode ficar tranquilo pois dificilmente precisará calcular o metro quadrado de ambientes com formato tão irregular, mas se precisar, sugerimos a utilização de softwares de engenharia, como Autocad ou Revit, para obter uma maior precisão.

Metro Quadrado para Fôrma de Concreto

Área de Fôrma para Laje

Para calcular a área de fôrma para laje é necessário aplicar os conhecimento adquiridos para cálculo da área dos cômodos, porém utilizando as medidas dos vãos formados pelas vigas.

O cálculo pode variar um pouco a depender do tipo de laje, por exemplo, lajes lisas consideram a área total do pavimento, apenas descontando as áreas dos pilares, visto que nesse tipo de laje não há vigas visíveis, apenas vigas invertidas ou embutidas.

Área de Fôrmas para Viga

Para calcular a área de fôrma para viga basta fazer ((2 x altura) – (0,1 x N) + largura) x comprimento de vão livre, sendo N o número de lajes adjacentes. A viga exemplo possui um vão livre (distância entre a face dos apoios) de 3,15 metros, 14cm de largura, 30cm de altura e duas lajes adjacentes. Portanto, Área de Fôrma = ((2 x 0,3) – (0,1 x 2) + 0,14) x 3,15 = 1,70m².

Área de Fôrmas para Pilar

Para calcular a área de fôrma para pilar precisamos apenas somar suas dimensões e multiplicar pela altura, medida da base até o nível superior. Por exemplo, em um pilar de 30×40 devemos somar 30 + 30 + 40 + 40, que é igual a 140, em seguida multiplicamos pela altura. Caso a altura do pé direito seja 2 metros, temos então que a área de fôrma do nosso pilar é 1,4 x 2 = 2,8m².

Referências