O que é Argamassa de Assentamento?

A argamassa de assentamento é o material utilizado para fazer a ligação entre os componentes da alvenaria, sejam tijolos cerâmicos ou blocos de concreto. A argamassa pode ser produzida em obra ou pré-fabricada.

Argamassa de Assentamento
Argamassa de Assentamento

Tipos de Argamassa de Assentamento

Argamassa Dosada em Obra

Também conhecida como argamassa convencional ou argamassa artesanal, é o tipo de argamassa de assentamento mais utilizada na construção. É produzida pela mistura do cimento, cal, areia e água; podendo ser acrescentados aditivos de acordo com as características desejadas.

Traço da Argamassa de Assentamento

O traço da argamassa varia de acordo com sua função. No caso das argamassa de assentamento, o traço mais utilizado é o 1:2:8, que indica o uso de 8 latas de areia e 2 latas de cal para 1 lata de cimento.

  • Tijolo Cerâmico – O traço recomendado para assentamento de tijolo cerâmico é de 1:2:8 (cimento:cal:areia) ou 1:8 (cimento:areia).
  • Bloco de Concreto – Para esse tipo de componente é necessário um controle mais rigoroso quanto à dosagem da argamassa, devendo ser definida pelo projetista.

Consumo de Argamassa por M²

O rendimento de argamassa varia de acordo com o traço adotado. De acordo com a SINAPI, para o traço 1:2:8, o rendimento é aproximadamente 1 metro cúbico [m³] de argamassa para 100 metros quadrados [m²] de alvenaria.

Para descobrir a quantidade de argamassa de assentamento necessária basta dividir a área da alvenaria por 100. Por exemplo, para assentar uma parede com 6 metros de extensão e 2,5 metros de altura, será necessário 0,15m³ de argamassa.

Para cada 1m³ de argamassa com traço 1:2:8 são utilizados 185,63kg de cimento; 193,7kg de cal hidratada e 1,29m³ de areia média para assentamento de tijolos de 9 x 19 x 19 (em pé).

Dessa forma, para nossa parede exemplo serão necessários:

  • 185,63×0,15 = 27,84kg de cimento
  • 193,7×0,15 = 29,05kg de cal
  • 1,29×0,15 = 0,1935m³ de areia

Argamassa Industrializada

Outro tipo de argamassa de assentamento que vem ganhando cada vez mais espaço nas construções é a argamassa industrializada. O produto pode ser encontrado na versão em pó (pré misturada) ou polimérica.

  • A argamassa em pó é dosada e pré-misturada em fábrica, sendo necessário adicionar água e realizar a mistura de acordo com indicação do produto.
  • Já as argamassas poliméricas são comercializadas em estado pastoso e prontas para uso. Normalmente são comercializadas em bisnagas para facilitar a aplicação.

Consumo de Argamassa por M²

Para as argamassas de assentamento industrializadas o cálculo do consumo por m² é um pouco mais simples, basta verificar a indicação na embalagem do produto ou ficha técnica do fornecedor. Em uma rápida pesquisa, foi possível encontrar os seguintes valores:

  • Argamassa Industrializada em Pó – Saco de 20kg, com rendimento de 17kg por m² de alvenaria
  • Argamassa Industrializada Polimérica – Bisnaga de 3kg, com rendimento de 1,5kg por m² de alvenaria

Como escolher a Argamassa de Assentamento?

A escolha da argamassa de assentamento deve levar em consideração fatores como:

  • Disponibilidade e Custo de Materiais
  • Experiência e Custo da Mão de Obra
  • Produtividade

Apesar da argamassa de assentamento industrializada possuir um custo mais elevado, é essencial avaliar o impacto da eliminação da produção de argamassa no canteiro de obras, assim como liberação de espaço que seria utilizado para armazenmento de cimento, cal e areia.

Além disso, o aumento da produtividade pode se tornar fator determinante para escolha do material, principalmente pela redução do tempo de obra. Outra vantagem a ser considerada é a redução no peso da estrutura, dessa forma, indicamos o uso da argamassa polimérica na maioria dos casos.

Referências

Artigos Relacionados