Areia para Construção

A areia é um sedimento inconsolidado composto de grãos, geralmente quartzosos, com diâmetro variável de 0,06mm a 2,0mm. Sua origem é através da fragmentação de rochas depositadas em rios, praias e cavas.

Areia para Construção

Na construção civil, a areia pertence ao grupo de agregado miúdo e tem uso recomendado somente quando seus grãos apresentam compostos resistentes. O material é utilizado na composição de traços para argamassas de assentamento, chapisco, emboço, reboco, contrapiso, entre outros.

Tipos de Areia

A classificação da areia se dá através da sua origem e granulometria.

Areia Lavada

A areia lavada, ou natural, é assim classificada quando obtida por meio de extração em rios com auxílio de dragas de sucção e lagoas de decantação. São assim intituladas devido ao processo de limpeza da areia através do peneiramento, que visa a remoção de impurezas como vegetação e semelhantes presentes no corpo hídrico. É a areia mais utilizada e recomendada na construção civil.

Areia Usinada

Areia usinada é a areia resultante da britagem de rochas por meios mecânicos. Sua obtenção a classifica como areia artificial e sustentável, visto que os prejuízos e impactos gerados são menores, além de ser uma forte substituta da areia lavada graças ao modo de produção, o qual não gera tantos impactos ao meio ambiente.

Areia Reciclada

Areia reciclada é a resultante de entulhos, materiais de demolição ou obras antigas. Suas características são semelhantes a da areia lavada, divergindo-se apenas no acréscimo de partículas de concreto que não costumam influenciar no resultado final. Assim, é uma ótima substituta da areia lavada, além de ser considerada como o tipo de areia mais barata disponível no mercado.

Areia de Praia

Areia de praia é areia presente no litoral, a qual apresenta granulometria irregular e grande quantidade de sal em sua composição. Seu uso não é recomendado para construção civil, tal como a areia do deserto, que também possui granulometria e concentração de sal fora dos padrões indicados para areia de construção.

Areia Fina

Areia é classificada como fina quando apresenta grãos com diâmetro de 0,05 mm até 0,42mm. Devido ao seu tamanho, seu uso é indicado somente quando não é necessário dispor de uma liga resistente, ou seja, usual em acabamentos e pinturas. Devido o seu tamanho requer maior atenção em sua análise devido a possível presença de outros compostos.

Areia Média

Entre as areias classificadas em função de granulometria, a areia média é a mais utilizada e possui tamanho situado entre 0,42mm e 2,00m, sendo ideal para preparo de argamassa, chapisco e assentamento de tijolos e blocos.

Areia Grossa

Areia grossa é conhecido pela seu uso na produção de concreto destinado a contrapiso e lajes. Graças ao seu tamanho, maior que 2,00mm e menor que 4,00mm, sua coloração costuma apresentar tonalidades vermelhas devido a possível presença de terra. Além disso, seu refinamento costuma ter menos qualidade quando comparado às areias menores, justamente pelo seu tamanho.

Impactos no Meio Ambiente

Em consequência da sua colaboração socioeconômica, a Resolução 369/2006 do CONAMA afirma que a extração de areia é uma atividade de interesse social e não pode ser paralisada no atual momento. Entretanto, por ser retirada em excesso e com uso de meios agressivos, as características naturais do local de extração são alteradas gerando desastres, como inundações e destruição de ecossistemas.

Logo é recomendável que, além de analisar criteriosamente a necessidade para escolha do tamanho da areia a fim de se evitar prejuízos posteriores, seja priorizado o uso de areias reconhecidas como sustentáveis ou obtidas de forma menos hostil ao meio ambiente.

Referências

  • NBR 7211 – Agregados para concreto – Especificação
  • NBR 7214 – Areia normal para ensaio de cimento – Especificação;
  • Bauer, L. A. F.. Materiais de construção: Novos materiais para construção civil. 5ª edição. LTC, 1994

Artigos Relacionados