O que é Viga Invertida?
Vigas invertidas são elementos estruturais, normalmente utilizadas para apoio de lajes, sendo sua única diferença para as vigas comuns o seu posicionamento.
É indicada para locais onde se deseja utilizar janelas de topo ou vedação de vidro, sem que haja necessidade de usar forro para alinhar o teto com o elemento.
As vigas invertidas podem ser usadas em diversas situações com diferentes objetivos, como:
- Rebaixamento de pisos;
- Simular estrutura de laje maciça lisa;
- Facilitar o escoramento da parte inferior da laje;
- Possibilidade de uso como platibanda, gerando economia de material;
- Fechamento de sacadas;
- Elevação da altura de topo das janelas, permitindo um maior aproveitamento da luz natural.
O visual obtido com a utilização da viga invertida é similar ao observado nas lajes lisas, porém, com a vantagem de manter as vigas para distribuição das cargas entre os pilares evitando o efeito punção e, portanto, reduzindo a espessura da laje.
A falta de vigas faz com que a laje precise absorver todo esforço do pavimento e seu peso próprio, sendo por vezes uma solução antieconômica, mas que traz vantagens arquitetônicas, como melhor aproveitamento da luz natural e liberdade no layout dos ambientes.
Etapas de Execução
A execução das vigas invertidas de concreto armado ocorre de forma semelhante às vigas convencionais, com a diferença no posicionamento da fôrma e utilização da armadura de suspensão.
A diferença entre a execução de uma estrutura convencional para uma estrutura com vigas invertidas começa pela montagem das fôrmas da laje, visto que há continuidade entre diferentes lajes.
A montagem das fôrmas das lajes e das vigas ocorre após a concretagem dos pilares. Deve-se atentar à fixação correta dos elementos, além do alinhamento, medidas e prumo, para que não ocorram falhas de execução, como vazamento e deslocamento, e se originem patologias construtivas; ou até mesmo o colapso da estrutura.
Na sequência são colocadas as armaduras das lajes e vigas e por fim a concretagem dos elementos. Após o período de cura é realizada a retiradas das fôrmas da estrutura.
Perguntas Frequentes
A Viga Invertida é mais cara?
Como quase tudo na vida, depende. A viga invertida pode ser utilizada de forma a eliminar a necessidade de forro, simplificar o escoramento e substituir parte ou totalmente a alvenaria da platibanda, mas necessita de mão de obra mais qualificada e cuidados durante a concretagem.
A Viga Invertida é segura?
Sim. Pelo menos tão seguras quanto qualquer elemento estrutural da edificação, desde que tenha sido calculada por um profissional qualificado e executada seguindo o projeto e especificações técnicas.
O que é Viga Semi-Invertida?
São vigas que não estão alinhadas com a laje pelo topo ou pela base, sendo normalmente utilizadas para fechamento de sacadas.
Referências
- NBR 6118 – Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimento
- O que é Viga Invertida?