Casa e Obra

Traço para Reboco, Contrapiso e Assentar Tijolo

O que é Traço para Argamassa?

A argamassa é um dos materiais mais utilizados na construção civil, sendo composta por cimento, areia e cal. É misturada com água para formar uma pasta, que pode ser utilizada para diversas funções, como proteção mecânica e impermeabilização.

Chapisco Rolado

O traço para argamassa é a “receita de bolo” para produção da mesma, ou seja, a relação de insumos que devem ser misturados para que a argamassa tenha a trabalhabilidade e resistência necessária ao endurecer.

Definir o traço corretamente é de extrema importância para garantir a qualidade da edificação. O traço deve ser indicado no Memorial Descritivo do projeto.

Traços para Agamassa

Traço para Chapisco

NBR 13529 define o chapisco como “camada de preparo de base, aplicada de forma contínua ou descontínua, com a finalidade de uniformizar a superfície quanto à absorção e melhorar a aderência do revestimento”.

Chapisco Convencional

A principal função do chapisco é aumentar a rugosidade da superfície de base para melhor fixação do emboço ou massa única, evitando o descolamento da argamassa.

O traço normalmente utilizado é 1:3 (cimento:areia) e a dosagem de água varia de acordo com o local de aplicação e característica dos materiais utilizados. O tipo de areia utilizada deve ser a areia grossa para aumentar a rugosidade da superfície e melhorar a aderência do revestimento posterior.

Traço para Emboço

argamassa para emboço é composta por cimento, cal, areia e água, podendo conter aditivos. A mistura da cal fornece à pasta maior flexibilidade, melhor aderência e trabalhabilidade, produzindo superfícies com melhor acabamento.

Aplicação de Emboço

O traço para emboço mais comum fica entre 1:2:8 ou 1:2:9 (cimento:cal:areia) para camadas de 10mm a 25mm, para paredes e tetos.

Quando o emboço é utilizado como base para assentamento de cerâmica ou porcelanato, a NBR 13754 recomenda que o traço da argamassa, medido em volume aparente, esteja entre 1:1:6 e 1:2:9 (cimento:cal:areia).

Quando utilizada em locais úmidos ou incidência direta de água, como banheiros e áreas externas, recomenda-se a utilização de aditivos impermeabilizantes, a fim de evitar o surgimento de patologias construtivas.

Traço para Reboco

O reboco é a camada final do revestimento argamassado, por isso, recomenda-se a utilização de traços com menor quantidade de areia, para reduzir a porosidade do material, que consequentemente aumenta a impermeabilidade.

A areia fina também proporciona um acabamento mais refinado à alvenaria.

Aplicação de Reboco

O traço para reboco indicado fica entre 1:4 e 1:5 (cimento:areia), podendo ser alterado para 1:0,5:4,5 ou 1:1:6 (cimento:cal:areia) quando há adição de cal.

Traço para Contrapiso

O traço para contrapiso irá depender de diversos fatores, como função do ambiente, fluxo de pessoas, cargas acidentais e tipo de piso. No geral o traço indicado é 1:0,25:6 (cimento:cal:areia), em volume, como sugerido na NBR 13753.

Contrapiso

Outro traço bastante utilizado é 1:4 (cimento:areia), utilizado para aumentar a resistência mecânica do material, porém, utiliza maior quantidade de cimento por m², sendo necessário avaliar as vantagens e desvantagens de cada traço.

Traço para Assentar Tijolo

argamassa de assentamento é o componente que faz a ligação entre os tijolos ou blocos da alvenaria de vedação. Normalmente é composta por cimento, cal, areia e água, em proporção definida de acordo com o local de aplicação.

O traço para assentar tijolo recomendado é de 1:2:8 (cimento:cal:areia) ou 1:8 (cimento:areia).

Referências

Sair da versão mobile