Como pintar parede?
Está pensando em dar aquela repaginada na sala de casa ou realizar a primeira pintura de uma nova parede? Então você está no texto certo! A pintura é um procedimento de acabamento que além de função decorativa, fornece proteção superficial à parede, tornando-a mais durável e facilitando sua limpeza. A pintura pode parecer um processo simples, mas para atingir o resultado esperado deve-se executar as etapas de forma correta.
Passo a Passo para Pintura
1 – Segurança e Proteção
Antes de iniciar a pintura é importante isolar a superfície que irá receber a tinta, utilizando fita crepe para contornar o perímetro da área a ser pintada. Caso a parede possua outros elementos, aplique a fita no perímetro para protegê-los. Também é importante resguardar o chão de respingos, utilizando uma lona. A proteção de quem vai realizar a pintura também é importante, então utilize principalmente luvas, óculos de proteção e máscara respiratória.
2 – Preparação da Superfície
Primeiramente certifique-se que a parede está livre patologias construtivas, como mofo, infiltrações, gordura ou elementos mal aderidos, então comece com o lixamento da parede, visando retirar imperfeições. Parede lixada, agora é hora de limpar o pó da superfície, utilizando primeiramente uma vassoura e depois um pano úmido.
Após a secagem, aplique o selador em movimentos verticais com rolo ou trincha para preparar a superfície, uniformizando a absorção e corrigindo imperfeições. Também é importante respeitar o tempo da secagem do produto, conforme informação do fabricante, normalmente encontrada diretamente lata e/ou no site da fabricante. Agora o último passo é aplicar a massa corrida ou acrílica na parede com uma desempenadeira, para garantir um melhor nivelamento e facilitar a pintura e acabamento.
3 – Pintura
Sua parede já está preparada! Você vai precisar de uma bandeja de tinta, rolo e trincha. Sempre verifique as informações da tinta com o fabricante, sendo que as mais importantes são o tempo entre demão da tinta, a quantidade de demãos recomendada, o ambiente indicado para utilização daquela tinta, as condições de temperatura e umidade na hora da aplicação e como diluir a tinta.
Coloque a tinta na bandeja, preparada de acordo com o exigências do fabricante, e após molhar a trincha, ou o rolo, sempre retire o excesso; comece fazendo os recortes da parede nas áreas próximas onde você isolou com fita, preferencialmente com a trincha, após utilize o rolo para pintar o resto da parede, então aguarde o tempo de secagem recomendado pelo fabricante para realizar nova demão de tinta seguindo o mesmo procedimento.
Durante a pintura faça movimentos verticais de cima para baixo avançando para na horizontal à medida que a parede é coberta pela tinta, quando o rolo estiver secando. Antes de molhar na tinta novamente, passe nas áreas que já pintadas para uniformizar e retirar excessos. Após a secagem da última demão, que pode ser definida com as recomendações do fabricante ou até que se consiga o resultado desejado, retire as fitas e proteções do chão e limpe os materiais utilizados na pintura antes que a tinta seque.
Referências
- Cartilha de Tintas Imobiliárias – SINDUSCON-MG
- Ferramentas para Pintura
- NBR 7200 – Execução de Revestimento de Paredes e Tetos de Argamassas Inorgânicas – Procedimento
- NBR 15079- Tintas para Construção Civil – Especificação dos Requisitos Mínimos de Desempenho de Tinta Látex nas Cores Claras